Fazer uma pausa no Facebook pode aumentar seu bem-estar
Atualmente, nossas vidas estão atreladas às redes sociais de uma forma que pode ser prejudicial ao nosso convívio na vida real e até mesmo à nossa saúde.Um novo estudo sugere que fazer uma pausa no Facebook pode aumentar o seu bem-estar emocional e sua satisfação com a vida. A pesquisa foi realizada pela Universidade de Copenhague, na Dinamarca, mostrou que os efeitos positivos de deixar a rede social de lado é visto principalmente entre as pessoas que usam as plataformas para se "esconder" e evitar se envolver ativamente com os outros na realidade, bem como em heavy users.
O estudo foi realizado pelo departamento de sociologia da universidade e contou com a participação de 1.095 pessoas, dos quais 86% eram mulheres. Eles foram divididos aleatoriamente em dois grupos: um que continuou usando o Facebook normalmente e um que parou de usar a rede social por uma semana.
Em média, os participantes tinham 34 anos, 350 amigos no Facebook e gastavam pouco mais de uma hora por dia na rede social, que teve 1,79 bilhões de usuários ativos mensais no terceiro trimestre deste ano.
Apesar dos benefícios que essa pausa pode trazer, 13% dos participantes do estudo disseram que burlaram o teste e escapuliram para usar a rede social durante o período que deveriam se afastar. Isso mostra o quanto pode ser difícil superar esse vício virtual.
"Para deixar as coisas claras, se alguém é um heavy user do Facebook, deve usar menos a rede social para aumentar o seu bem-estar", disse o autor do estudo, Morten Tromholt. "Devido aos hábitos, praticidades...pode ser difícil mudar a maneira de usar o Facebook. Se esse for o caso, deve-se considerar sair da rede social para sempre."
Outro alerta do pesquisador é para o fato de existir muitas pessoas que ficam com inveja de outras ao observar suas vidas pelo Facebook. Essa é, sem dúvidas, uma das formas de uso mais prejudicial para o bem-estar do usuário. "Esse estudo descobriu que 'espreitar' no Facebook pode causar emoções negativas", explica Brenda Wiederhold, editora-chefe da Cyberpsychology, Comportamento e Redes Sociais.
Fonte: CANALTHEC
Foto: PIXABAY
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