Header Ads

Vacinação contra a gripe é liberada para toda a população em Imbé



Conforme divulgado pela Prefeitura de Imbé atendendo recomendação do Governo do Estado, a Secretaria da Saúde do município liberou nesta terça-feira (06), para toda a população, a imunização contra a gripe. A campanha, que até então era voltada apenas para públicos específicos, conforme determinação do Ministério da Saúde, agora passa a atingir qualquer pessoa.


Apesar de boa parte da população ainda não ter sido vacinada contra o vírus influenza, a responsável pelo setor de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Imbé, enfermeira Caroline Pimenta, salienta que o município não dispõe de doses em excesso. Quem quiser garantir a imunização precisará correr. “Fizemos solicitação de doses extras para a 18ª Coordenadoria Regional de Saúde do Estado, que é responsável pela distribuição das vacinas, mas recebemos menos do que esperávamos. Por isso é fundamental que as pessoas que queiram se imunizar se antecipem e procurem uma unidade de saúde o quanto antes, pois as doses esgotarão rapidamente”, alerta Pimenta.

Já os responsáveis por crianças entre seis meses e cinco anos incompletos devem levar os pequenos para tomar a segunda dose da imunização na mesma unidade de saúde onde foi aplicada a primeira. A necessidade, no entanto, se aplica somente para crianças que não foram vacinadas contra a gripe em anos anteriores. “Se a criança recebeu a primeira dose da vida neste ano, a recomendação é que retorne em até 30 dias para completar a imunização”, explica a enfermeira, ressaltando que crianças que já foram vacinadas duas vezes estão dispensadas de novas doses. “Estamos trabalhando para garantir a segunda dose para as crianças que necessitam”, finaliza.

A vacina disponibilizada pelo governo brasileiro protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial da Saúde para este ano (A-H1N1, A-H3N2 e influenza B). A dose, segundo a pasta, é segura e também é considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe.

Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação, o ideal, de acordo com o ministério, é realizar a imunização antes do início do inverno. O período de maior circulação da gripe no Brasil vai do final de maio até agosto.


Fonte: Prefeitura de Imbé | Foto: Luiz Falconi / Prefeitura de Imbé

Nenhum comentário :

Tecnologia do Blogger.